Rádio Difusora

(45) 3284-8080
12/06/2019 16:27 | Autor: Editor

Adapar alerta sobre controle de morcegos para evitar casos de raiva

O recente óbito de uma pessoa por raiva humana em Santa Catarina e o aparecimento de um morcego contaminado e morto no patio da Universidade Estadual de Maringá no início do mês, trouxe a tona a importância de um monitoramento constante da população de morcegos, principalmente no meio rural.
Os especialistas alertam ser fundamental controlar as populações de morcegos, mas o desespero e desconhecimento, tem levado as pessoas a abaterem esses animais sem a real necessidade, afrontando assim a legislação ambiental que os protege.
Acrescetam que, quando se fala em controle de morcegos, aborda-se a importância de estabelecer ações de manejo que possam direcioná-los para áreas nativas, afugentando-os dos locais inóspitos que escolheram por falta de opção nas cidades.
Toda e qualquer ação, precisa ser acima de tudo coerente com as diretrizes apontadas pelo IBAMA, e salvaguardar a integridade física desses incompreendidos seres.
No Paraná a Adapar exerce uma ação de monitoramento e controle da população dos hematófagos, contando para isso com a colaboração dos moradores da área rural e também da cidade.
O médico veterinário, Loreno Tafarel, explica a respeito da importância desse trabalho....