Rádio Difusora

(45) 9-9997-0532
15/05/2019 14:46 | Autor: Editor

Nova etapa do Mais Médicos vai beneficiar municípios da região

O Ministério da Saúde publicou nesta semana um novo edital para que 790 municípios que fazem parte do Mais Médicos possam renovar a participação no programa.


Duas vagas serão abertas para Mal. C. Rondon


Também foi divulgado o cronograma para seleção de novos profissionais para atuarem nestes locais e a expectativa é que, com a renovação, sejam abertas cerca de 2.000 vagas em cidades de perfis 4 a 8, consideradas mais vulneráveis.
No Paraná, são 99 vagas em 55 cidades e a Região Metropolitana de Curitiba tem destaque no edital, com 10 vagas em Colombo, três em Campo Largo e oito em Piraquara.
Apesar da abertura para renovação de vagas em alguns municípios, o edital deixa de fora outros que antes faziam parte do programa e que também têm postos desocupados, como capitais e demais cidades em regiões metropolitanas.
Questionado, o ministério não informou até o momento o total de vagas não atendidas e a secretária de Gestão do Trabalho na Saúde, Mayra Pinheiro, confirma que houve vagas deixadas de fora no novo edital.
Além de fixar em cidades de menor vulnerabilidade, o novo edital também altera os critérios de classificação de profissionais.
Nas últimas seleções, a escolha era feita por ordem de inscrição --quem acessava antes o sistema poderia escolher a cidade de sua preferência.
Agora, a ideia é que profissionais com títulos de especialista ou residência em medicina de família e comunidade tenham prioridade.
Nesta etapa, o edital vale para médicos formados no Brasil e caso haja desistências ou vagas remanescentes, novo edital deve ser lançado a brasileiros formados no exterior.
As inscrições para os profissionais ocorrerão entre 27 e 29 deste mês pelo site do Mais Médicos e a previsão é que eles comecem a atuar a partir de junho, com contrato por três anos.
Da região, estão contemplados no edital os municípios de Céu Azul e Diamante do Oeste com uma vaga cada um; Marechal Cândido Rondon e Ouro Verde do Oeste com duas vagas: Guaíra e Santa Helena com três profissionais médicos.