Rádio Difusora

(45) 3284-8080
10/05/2019 14:35 | Autor: Editor

Após ato em Foz do Iguaçu Bolsonaro vai cumprir agenda em Curitiba

Vai dar início aos trabalhos do Centro de Inteligência em Segurança da Região Sul


No final do dia, o presidente Jair Bolsonaro estará com o Governador Ratinho Jr em Curitiba , onde começa a funcionar o Centro de Inteligência em Segurança da Região Sul.
A capital paranaense foi escolhida para sediar o núcleo por causa da estrutura já instalada.
O centro fica no prédio da Secretaria de Segurança e íntegra o conjunto de ações que o governador realiza em parceria com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que também vai estar na mesma solenidade.
A estrutura foi inaugurada pelo então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, dia 4 de dezembro do ano passado e se constitui na primeira de cinco unidades regionais que serão implantadas no país e integradas a um centro nacional, em Brasília , para o combate ao crime organizado.
A época, o evento, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, contou com a presença da então governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, dentre diversas outras autoridades.
O Paraná foi escolhido por três motivos: primeiro pela experiência de integração já existente entre suas próprias polícias; segundo, pela Tríplice Fronteira, um local de preocupação; e terceiro, pela capacidade de detectar e antecipar ações de facções criminosas que se encontram na região, já que elas elaboram ações criminosas em outros estados e regiões do Brasil.
A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foi concebida para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões.
Entre os objetivos estão a integração entre os agentes de segurança pública para produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.
Os outros quatro Centros estão nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.