Rádio Difusora

(45) 3284-8080
09/05/2019 11:12 | Autor: Editor

Alerta Geada do Instituto Agronômico do Paraná e Simepar começa a funcionar hoje

Entra em operação hoje o “Alerta Geada”, serviço que o Instituto Agronômico do Paraná e o Simepar oferecem de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores paranaenses.
Assim como em anos anteriores, nesta 25ª edição o serviço informará gratuitamente a probabilidade de ocorrência de geada com antecedência de 48 e 24 horas.
A previsão é feita por categoria de intensidade, entre fraca, moderada ou forte, para todas as regiões do Paraná, com textos e mapas temáticos atualizados diariamente na página do Simepar.
Segundo o coordenador de Operação do Simepar, meteorologista Marco Jusevicius, o inverno típico no Paraná vai apresentar pouca chuva e massas de ar frio a partir da segunda quinzena de maio.
As geadas são mais frequentes em junho e julho, quando as temperaturas médias ficam mais baixas.
Em condições normais são registrados de um a quatro eventos por ano, mais concentrados entre o centro e o sul do Estado, podendo atingir o norte.
Neste ano, o inverno do Hemisfério Sul deve sofrer influência do fenômeno climático El Niño fraco.
Os prognósticos até o momento indicam temperaturas e chuvas um pouco acima da média, com menor frequência e intensidade de massas de ar polar e geadas.