Rádio Difusora

(45) 3284-8080
07/05/2019 14:50 | Autor: Editor

Biometria para eleitores de Entre Rios, Santa Helena e Diamante começa dia 20

Para os municípios que integram a 129ª. Zona Eleitoral, no caso Santa Helena, Diamante D’Oeste e Entre Rios do Oeste, inicia no dia 20 de maio o cadastramento biométrico de eleitores, procedimento que se estenderá até 30 de agosto.


Na zona eleitoral de Mal. Rondon comparecimento continua muito abaixo do esperado

Todo o processo foi recentemente discutido em uma reunião que contou com a participação do prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado; do prefeito de Diamante D’Oeste, Guilherme Pivatto, do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Gilberto Ferreira; juiz substituto do Fórum de Santa Helena, Dr. Wesley Porfilho e representantes do Ministério Público e da administração municipal de Entre Rios do Oeste.
Após o prazo estabelecido, de 30 de agosto, o eleitor desses municípios que não realizou a biometria terá seu título cancelado, não poderá votar nas eleições e deverá comparecer ao Fórum Eleitoral da Comarca de Santa Helena para regularizar seu título.
Na comarca eleitoral de Marechal Cândido Rondon o trabalho está sendo realizado no fórum eleitoral.
Semanalmente, na sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral libera um relatório que permite acompanhar o comparecimento do eleitorado em busca da biometria.
O último boletim mostra que foram atendidos até a ultima sexta-feira 3.967 eleitores da 121ª zona eleitoral, o equivalente a apenas 7,9% do eleitorado.
Em Marechal Cândido Rondon 3.094 eleitores , 8% ; Mercedes, 291 eleitores, 6% do eleitorado; Pato Bragado 272, ou 6% , e Quatro Pontes 310 eleitores, o que corresponde a 9% do total.
Os números mostram que o comparecimento ainda está abaixo do esperado.
O cartório eleitoral lembra que os eleitores que deixarem para última hora terão que enfrentar filas além de terem o risco de não conseguirem vaga no local de votação de sua preferência, tendo em vista o número limitado de cada seção.
A limitação ocorre por conta do fechamento de algumas seções , cujos eleitores serão migrados para outros locais de votação.