Rádio Difusora

(45) 9-9997-0532
30/04/2019 09:17 | Autor: Editor

Projeto do biogás em Entre Rios do Oeste deverá estar pronto até julho

Entre Rios do Oeste será em breve o primeiro município do Brasil a ter fornecimento de energia elétrica a partir de biogás, oriundo de um condomínio de agroenergia.
Além de resolver um problema ambiental, o projeto, desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu, Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás), Copel e Prefeitura, trará benefícios econômicos para o município e produtores rurais.
Embora Entre Rios do Oeste seja um município com uma população pequena – de aproximadamente 4.500 pessoas , a quantidade de suínos é 50 vezes maior e por isso o projeto, que partiu de uma chamada pública estratégica de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica terá grande impacto para a localidade.
A iniciativa vai possibilitar que a iluminação dos prédios e espaços públicos da cidade seja garantida pela produção de biogás, que é uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, que pode ser usado para gerar energia elétrica e térmica, além de biocombustível.
Para que isso se torne realidade, a estrutura necessária para a produção do biogás foi instalada em 17 propriedades rurais, que foram interligadas por meio de um biogasoduto de 22 quilômetros de extensão.
Iniciado em 2016, o projeto tem um investimento total de 19 milhões de reais, custeados pela Aneel e o prazo para entrega é julho deste ano.