Rádio Difusora

(45) 9-9997-0532
22/04/2019 15:06 | Autor: Editor

Produtores precisam saber como detectar e combater a cigarrinha do milho

Pesquisadores alertam para a necessidade de agricultores saberem como agir em relação a presença da cigarrinha em lavouras de milho



A constante divulgação sobre a incidência da cigarrinha em lavouras de milho, acabou trazendo duvidas em muitos agricultores, principalmente sobre identificação da praga, formas de ataque e manejo.
Alguns especialistas definem a cigarrinha como “um inseto de minuto, que tem cerca de meio centímetro, com coloração branca, que se alimenta e se reproduz apenas no milho e que tem causado sérios prejuízos aos produtores, pois transmite doenças capazes de destruir as lavouras.
A importância dessas doenças, chamadas de enfezamentos, alerta para as medidas de controle e prevenção que devem ser adotadas.
Neste sentido, é preciso que o produtor saiba reconhecer a doença, estar atento para escapar dela e não permitir que ela passe para uma nova lavoura.
Para isso, é importante sincronizar a semeadura e diversificar as cultivares para diminuir a incidência da doença e evitar grandes prejuízos.
Conforme o pesquisador Walter Meirelles, da Embrapa milho e sorgo, outra situação que talvez tenha sido determinante para o aumento da cigarrinha na região, foras as altas temperaturas registradas no início do ano.......