Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
15/10/2018 16:10 | Autor: Editor
Fonte: Assessoria

Dia D do Outubro Rosa será nesta terça-feira (16) em Marechal Rondon

Nesta terça-feira (16) será o Dia D do Outubro Rosa em Marechal Rondon, em que todas as Unidades Estratégias Saúde da Família (ESF) da sede e dos distritos de Margarida e Porto Mendes, além da Clínica da Mulher e da Unidade de Saúde do Botafogo, atenderão até às 20h, para a realização de preventivos, atualização do cartão SUS e agendamento de mamografias. A ação é uma realização da Secretaria de Saúde.


As unidades ESF (Estratégia Saúde da Família) estão localizadas nos bairros Augusto, Alvorada, Líder, Marechal, São Lucas, Primavera e Vila Gaúcha, além dos distritos de Margarida e Porto Mendes.


O movimento Outubro Rosa, que desde 1997 tem o objetivo de conscientizar as mulheres em relação à prevenção do câncer de mama.


PROGRAMAÇÃO

Diversas ações já ocorreram em prol do Outubro Rosa. Em 28 e 29 de setembro, aconteceu o Dia da Saúde da Mulher, ação que contou com o caminhão do SESI, localizado na rua Sergipe, lateral da Praça Willy Barth, que disponibilizou exames de mamografia (mulheres acima de 40 anos), papanicolau e de pele. Foram ofertados também, exames de glicemia, medição da pressão arterial, peso, altura e IMC (Índice de Massa Corporal) e orientações sobre o autoexame.


No dia 02, todas as unidades de saúde do município tiveram horário estendido de atendimento, para realização de preventivos e atualização do cartão SUS.


No primeiro sábado do mês, dia 06, foram realizados exames de mamografia. Haverá outros dois sábados para o mesmo fim, dias 20 de outubro e 10 de novembro. Mulheres com idade acima de 50 anos devem procurar as unidades para fazer o agendamento.