Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
10/10/2018 14:51 | Autor: Editor

Pronasolos inicia fase efetiva de levantamento de dados em municípios da região

O Projeto Pronasolos Paraná iniciou uma nova etapa de execução.
Após os técnicos passarem pelo processo de capacitação, o projeto começou nesta semana a fase efetiva de levantamento de dados.


Dados estão sendo levantados em Cascavel, Toledo e Ouro Verde


Essas visitas acontecem nas propriedades rurais que se encontram na Bacia Hidrográfica Paraná 3, inicialmente em áreas próximas aos municípios de Cascavel, Toledo e Ouro Verde do Oeste.
A duração do projeto neste primeiro módulo é de dois anos.
A informação é da coordenadora executiva do Prosolo Paraná, engenheira agrícola Débora Grimm, que orienta sobre a receptividade e acolhida do agricultor, em sua propriedade, para os técnicos do programa.
A coleta de material do solo e da vegetação é realizada por pesquisadores da Embrapa Florestas, que é a entidade que vai conduzir o programa no Paraná, além de pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná e técnicos contratados.
Com a coleta de material, é constituída uma base de dados integrada de informações necessárias à atualização de mapas, relatórios e perfis e também para interpretação de potencialidades e limitações do uso agrícola, como aptidão agrícola, zoneamentos, diversos, etc, aumentando o nível de conhecimento dos solos paranaenses e das condições das florestas ciliares.
Segundo Débora Grimm, essas informações são determinantes para apresentação dos trabalhos com nível de detalhe e escalas compatíveis com as necessidades de planejamento de uso da terra no meio rural, bem como para orientação e definição de políticas públicas, proporcionando sinergia na busca do objetivo de preservação do solo e da água no Paraná.
O Pronasolos tem por objetivo adequar uma estrutura de pesquisa em solos para aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros.
Vai possibilitar sua governança por parte do poder público, valorizando o manejo sustentável dos recursos naturais, com destaque para o solo, e possibilitando ao País um desenvolvimento agropecuário ordenado e de longo prazo.