Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
08/10/2018 11:26 | Autor: Editor
Fonte: G1

Paranaenses elegem webcelebridades como suas representantes na política

Sargento Fahur foi o paranaense mais votado para a Câmara Federal - ele ficou famoso na web por postar vídeos da sua rotina na polícia.

Uma das webcelebridades eleitas é Gilson Cardoso Fahur, o Sargento Fahur, de 54 anos, de Londrina, no norte do Paraná. Ele foi o mais votado para a Câmara Federal pelo Partido Social Democrático (PSD), com a 314.229 votos.


Sargento Fahur se aposentou depois de 35 anos como policial. Através de seus vídeos, ele ficou famoso na internet por ser "linha dura" e pelas grandes operações que coordenou no estado.

Uma de suas páginas no Facebook tem mais de 2,9 milhões de curtidas. Nesta segunda-feira, na rede social, ele agradeceu o apoio dos eleitores e prometeu não decepcioná-los, "realizando um trabalho que honre cada voto recebido".

Deputados estaduais

Estacho (PV) — Foto: Arquivo pessoal
Estacho (PV) — Foto: Arquivo pessoal

O humorista Rodrigo Tiustik Venek, de 29 anos, natural de Guarapuava, na região central do Paraná, estreou na política estadual neste ano, sendo eleito pelo Partido Verde (PV). Ele recebeu 43.088 votos.


Apelidado de Estacho, um dos seus personagens mais famosos, Rodrigo conquistou internautas do Paraná e todo o país com vídeos engraçados sobre o cotidiano dos paranaenses. Ele acredita que a internet teve papel importante na sua estreia na política.


"Quando pensei em sair candidato, até pensei em sair como Rodrigo, mas como fiquei conhecido como Estacho através de meus vídeos, resolvi explorar esse lado. Usei humor com seriedade, foi isso que deu certo na internet", afirma.

Nos próximos anos, ele promete priorizar a educação. "Quero apresentar projetos de lei que tirem as crianças e jovens da marginalidade através da prática esportiva e artística", diz.

Rodrigo conta que desde sempre gostou de política. "Vendo que a nossa atual política precisava de renovação, resolvi me candidatar. O que me motivou mais foi o amor que sinto pelo Paraná. Com a graça de Deus e a confiança do povo, fui eleito deputado", acrescenta.

Outra figura com grande apelo na web que estreou na política neste ano é o Soldado Fruet, da região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Com 35.231 votos, ele conquistou uma cadeira no Legislativo pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

 Soldado Fruet (PROS) — Foto: Soldado Fruet/Arquivo pessoal
Soldado Fruet (PROS) — Foto: Soldado Fruet/Arquivo pessoal

Fruet tem 44 anos e é soldado da Polícia Militar (PM) do Paraná há 17 anos.

O novo deputado estadual ficou conhecido na internet, ferramenta que considerou primordial para a eleição, por postar vídeos da rotina de um policial na fronteira. No Facebook, Fruet tem quase 122 mil seguidores.

"As minhas propostas envolvem um colégio militar e uma clínica para dependentes químicos - tem muito adolescente se perdendo nas drogas na nossa região. Também tenho propostas voltadas para a educação e para a segurança pública", afirma.

O Soldado Adriano José, com mais de 1,1 milhão de seguidores no Facebook, também foi um dos 54 deputados estaduais eleitos neste ano no Paraná. Aos 36 anos e de Santo Inácio, no noroeste do estado, ele conquistou milhares de fãs na web também expondo o dia a dia de um policial.

Adriano José, candidato pelo PV, recebeu 33.757 votos e fez campanha ao lado do Sargento Fahur. Até a manhã desta segunda-feira (8), ele não tinha se manifestado na sua página sobre o resultado da eleição.

Soldado Adriano José (PV) — Foto: Reprodução/Facebook
Soldado Adriano José (PV) — Foto: Reprodução/Facebook