Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
03/10/2018 17:46 | Autor: Editor
Fonte: Teixeira news

Mais da metade da população ouve rádio todo dia, diz Kantar Ibope

Quase um século depois do surgimento da primeira emissora de rádio no Brasil (1923) esse veículo ainda faz parte do cotidiano de mais da metade da população.

É o que se conclui de um estudo da Kantar Ibope que aponta que 53% da população do país ouve pelo menos um minuto de rádio todos os dias.

Em meio à onda de “fake news” nas redes sociais, a pesquisa identificou ainda que, para 78% dos entrevistados o rádio é um veículo de informação muito confiável. O brasileiro considera o rádio um meio ágil, compreensível e uma fonte confiável de notícias. E os números atestam a força que o veículo de comunicação tem no dia a dia da população: de acordo com pesquisa da Kantar IBOPE Media, 86% dos entrevistados das 13 regiões metropolitanas onde há aferição regular no Brasil disseram ser ouvintes frequentes do rádio. Três em cada cinco entrevistados afirmaram ser ouvintes diários.

O tempo médio diário para a atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. O rádio também é popular entre o público jovem. Dos ouvintes entre 20 e 24 anos, 89% disseram ter escutado rádio nos últimos 90 dias. Com a possibilidade de o rádio estar presente nos diversos meios, 85% declararam ouvir a programação pelo aparelho comum, 4% pelo computador, 18% pelo celular e 5% em outros dispositivos. O público que ouve rádio por streaming (é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados pelos meios digitais), é formado, na maioria, por mulheres da classe A/B, entre 20 e 39 anos.

O rádio alcança mais de 90% da população em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Cuiabá/Várzea Grande (MT), Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e Concórdia, em Santa Catarina. A pesquisa mostra ainda que 83% dos entrevistados consideram a notícia informada de fácil compreensão, 78% declararam o meio confiável e 74% disseram que o rádio oferece comentários e análises em profundidade.

Quando questionados sobre a programação esportiva, 18% dos jovens entre 25 e 29 anos e 11% dos demais disseram utilizar o rádio para acompanhar eventos esportivos como a Copa do Mundo. A programação musical é considerada por 62% da população “uma parte importante da vida”. Os locais onde mais se ouve o rádio são: 71% em casa, 21% no carro, 12% no trabalho, 7% em algum trajeto e 3% em outros locais.