Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
19/09/2018 09:03 | Autor: Gladiston Pacheco

Campanha para Prevenção contra Tempestades Severas inicia hoje em Mal. Rondon

Foto:ilustrativa
Tendo como local o auditório da Associação Comercial e Empresarial de Mal. Cândido Rondon, será realizada hoje, quarta-feira, as 19h30, a abertura oficial da Campanha Municipal Contra Tempestades Severas.

A promoção é do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com o objetivo de orientar a população de como agir em casos de temporais para reduzir os riscos de prejuízos.

Além dos militares, o evento terá como orientadora a professora/doutora Karin Linete Hornes, do Colegiado de Geografia da Unioeste, uma das pesquisadoras envolvidas em um estudo sobre fenômenos da natureza.

O Brasil é o segundo país que mais registra tornados no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O Paraná está inserido no chamado "corredor de tornados", que passa pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e o município de Marechal Cândido Rondon foi castigado por um desses fenômenos em novembro de 2015.

As regiões que estão dentro da área de 30 graus de latitude são as mais suscetíveis às grandes tempestades.

Isso acontece por causa do encontro das massas de ar quente e fria, gerando instabilidade e super células, que provocam vendavais, tornados e micro explosão.

O estudo foi desenvolvido como forma de auxiliar no alerta e preparação das cidades para esse tipo de evento climático.

A professora Karin orienta que, em caso de tempestades severas, as pessoas procurem estruturas reforçadas, fiquem longe de janelas e portas, evitando se abrigar em barracões, ginásios de esportes e postos de combustíveis, que têm cobertura mais suscetível à queda.

Ela menciona que há muito que se fazer ainda a respeito da temática dos eventos extremos, principalmente no sentido de orientar a população quanto as prevenções necessárias para minimizar as perdas.

A doutora da Unioeste acrescenta que esse é o propósito maior da Campanha Municipal Contra Tempestades Severas de Marechal Cândido Rondon, a ser iniciada as 19h30 de hoje no auditório da Acimacar.

Toda a comunidade está convidada a participar.