Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
18/09/2018 15:04 | Autor: Editor

Com condição favorável de clima, plantio da safra verão avança na região


Diante da abertura oficial da janela de plantio no Paraná e das previsões de chuva para os próximos dias na região oeste, os produtores dessa área de ação da Copagril estão aproveitando para realizar a semeadura da soja para a safra 2018/2019.
De acordo com profissionais da área agronômica esse ano está favorável para os trabalhos de plantio de soja, tendo em vista que o período de semeadura foi antecipado no Paraná, além do que, há condições de implantar as lavouras já no início da janela.
O quadro é diferente do ano passado, quando houve atraso no plantio da soja devido ao clima, o que implicou no atraso no plantio de milho safrinha, porém, agora a semeadura está ocorrendo em uma época considerada ideal.
Além das chuvas do final de semana, em níveis considerados bons em toda a região, o Sistema Meteorológico do Paraná prevê que ocorram novas precipitações nos próximos dias.
Dentro do planejamento agrícola dos agricultores, também está a cultura de milho para a segunda safra, sendo assim, se houver condições favoráveis na safra verão será possível plantar milho entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, o que é a intenção de todo produtor.
O agrônomo da Copagril, Genésio Seidel, informa que a condição de plantio é favorável e estima que em torno de 50% da área já esteja cultivada na região de ação da cooperativa.
Adverte porém, que devido a umidade do solo, o produtor precisa tomar alguns cuidados no momento de implantação da cultura.....