Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
09/08/2018 09:48 | Autor: Editor

Professora explica na Câmara o projeto “Ações que marcam, atitudes que inspiram”


Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, a professora Izolde Schneider Vasques ocupou o espaço destinado à Tribuna Popular para apresentar uma ação de caráter socioambiental que ela coordena na Educação de Jovens e Adultos .
Trata-se do projeto “Ações que marcam, atitudes que inspiram”, desenvolvido por estudantes da Educação do EJA da Escola Bento Munhoz da Rocha Neto e alunos da Escola Municipal Criança Feliz.
Através dele, os estudantes trabalham com a reciclagem de óleo de cozinha, que é utilizado para a fabricação de sabão líquido e em barra.
O recolhimento do óleo de cozinha usado é feito pelos alunos do EJA que participam do projeto, juntamente com estudantes do 4º ano da Escola Municipal Criança Feliz, os quais contam com a colaboração de empresas parceiras, que repassam esse produto para ser transformado em sabão.
A partir da fabricação e venda do sabão, são trabalhados com os alunos os temas qualidade de vida e meio ambiente e entre outros tópicos abordados, estão a importância de uma alimentação saudável e também a necessidade de destinar corretamente os resíduos produzidos no dia a dia.
A professora lembra que o óleo de cozinha, por exemplo, pode ser um grande contaminador dos lençóis freáticos, poluindo a água que as pessoas consomem e por isso, ao invés de eliminá-lo na natureza, é reaproveitado na fabricação de sabão.
Izolde Vasques explicou que parte do sabão produzido fica com os alunos e a é comercializada na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha , para todos os interessados.
Outras ações desenvolvidas com os mesmos alunos, em parceria com estudantes da rede municipal, são a horta agroecológica, na Escola Bento Munhoz da Rocha Neto; e a horta comunitária, onde hortaliças são cultivadas em um terreno na cidade que estava abandonado.