Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
18/07/2018 15:27 | Autor: Editor

Mercedes programa campanha de prevenção contra hepatites virais

Campanha acontecerá na semana que vem, atendendo sede e interior do município.


Em Mercedes, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu a mobilização do “Julho Amarelo”, que visa intensificar o diagnóstico precoce e a prevenção das hepatites virais.
Na semana que vem, uma campanha para conscientização da população sobre os riscos da hepatite e as formas de prevenção contra os tipos A, B e C da doença será desenvolvida em todas as unidades de saúde.
A atividade tem início na próxima segunda-feira no Centro de Saúde da Sede com a oferta de testes gratuitos rápidos para a detecção das hepatites B e C.
A mobilização começará às 8 horas com a disponibilização de 40 testes, a tarde a ação continua às 13h15 com a realização de mais 40 testes.
A mobilização segue na quarta-feira, a partir das 13h30 na Unidade de Saúde do Distrito de Arroio Guaçu com a realização de 35 testes.
Quinta-feira é a vez da Unidade de Saúde do Distrito de Três Irmãs receber o serviço; a atividade tem início às 13h30 também com a oferta de 35 testes rápidos para diagnóstico das hepatites virais.
Em todas as ocasiões o atendimento ocorrerá por ordem de chegada.
Pessoas que possuem algum familiar com diagnóstico de hepatite, tenham feito tatuagem, colocado piercing, tido contato com sangue ou realizado relação sexual desprotegida estão convidadas a participar da campanha.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da realização do teste a fim de evitar problemas futuros, garantindo o acesso ao acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso.

Além desta semana de mobilização, os testes são ofertados permanentemente, com agendamento prévio, no Centro de Saúde da Sede onde são feitos também os exames de Sífilis e HIV.