Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
21/06/2018 14:45 | Autor: Editor

Reajuste nas tarifas de energia da Copel terá efeito em cadeia

Majoração vale a partir do próximo domingo


No domingo, dia 24, quando o novo valor das tarifas cobradas pela Copel passar a valer, a indústria de transformação paranaense será o setor que mais sentirá o impacto do aumento de preços, pois enquanto o consumidor residencial pagará faturas 15,06% mais caras, o usuário de alta tensão receberá uma conta 17,55% maior.
De acordo com analistas . se engana quem pensa que o efeito do reajuste, autorizado acima da inflação, por considerar os insumos e dados específicos do setor, ficará restrito ao aumento na própria conta de luz.
A partir de domingo, um efeito em cadeia, com repasse de custos da energia elétrica ao consumidor, terá início.
No Paraná, a indústria representa 75 mil unidades clientes da Copel .
Segundo a Federação das Indústrias do Paraná, as empresas da área de metalurgia, têxtil e de produtos de madeira são as que o reajuste terá maior peso nas despesas.
De acordo com João Arthur Mohr, consultor de Infraestrutura da Fiep, os custos mais altos serão repassados aos valores dos produtos, gerando um efeito em cadeia.
Os reajustes anteriores e a perspectiva de que o preço da energia vai subir mais 40% nos próximos sete anos levaram muitas indústrias a buscarem alternativas.
Além de apostar em eficiência energética, reduzindo o volume de consumo, a primeira opção tem sido a autogeração ou seja, investir em sistemas que permitam o uso, por exemplo, de restos da própria produção para ter uma fonte de energia.
É o caso da biomassa na indústria madeireira.
Quem não consegue virar um produtor energético pode investir na associação com fazendas solares, parques eólicos e outros tipos de geração renovável.
A terceira opção que tem sido usada pelas indústrias que querem fugir do mercado cativo é a compra de energia no mercado livre.
Essa alternativa está disponível, em linhas gerais, apenas para quem gasta mais de 100 mil reais por mês com energia elétrica.