Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
07/03/2018 17:08 | Autor: Editor
Fonte: Polícia Civil-PR / Bem Paraná

Em um ano, delegacia investigou 300 casos de crianças desaparecidas no PR

O Serviço de Inteligência de Crianças Desaparecidas (Sicride) registrou, no ano de 2017, aproximadamente 300 Boletins de Ocorrência (BOs) envolvendo o desaparecimento de crianças em todo Paraná. Destes, apenas dois continuam em investigação, os demais foram solucionados por meio do trabalho rápido e intenso da equipe da unidade.

Um dos casos que marcou o último ano, foi o de uma menina de 6 anos, rapidamente elucidado pelo Sicride com o apoio da 11ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama. A menina desapareceu no dia 26 de setembro de 2017, próximo da escola onde estudava, e foi encontrada morta em menos de 48 horas após o seu desaparecimento.

Um homem, de 30 anos, suspeito de raptar e assassinar a criança, foi identificado e preso em poucas horas após o início das investigações. O homem confessou o crime e levou os policiais até o local onde havia enterrado o corpo da criança.

Em razão desse e muitos outros casos, o Sicride realiza palestras a fim de orientar crianças sobre as consequências negativas que podem ocorrer ao não atender orientações dos pais ou responsáveis, ficar sem comunicação com os mesmos, arriscar-se fugir de casa e até mesmo manter contato com pessoas desconhecidas, entre outras situações.

Durante essas palestras o Sicride distribui materiais infantis, como gibis e cartilhas para colorir, bem como materiais educativo para os pais e responsáveis das crianças, com o intuito de orientá-los aos cuidados e segurança de seus filhos.

A delegada-titular do Sicride, Iara Laurek Dechiche, afirma que a equipe policial trabalha com intensidade para que casos de desaparecimento envolvendo crianças sejam solucionados de forma rápida e com cuidado para que a criança seja devolvida em segurança aos pais.

“Também nos dedicamos muito a parte de prevenção, pois quanto mais orientada uma criança, menos ela corre o risco de cair em emboscadas ou enfrentar situações de risco por algum tipo de descuido”, finaliza.

As instituições interessadas em agendar palestras com Sicride para o ano letivo de 2018, devem entrar em contato através do e-mail sicride@pc.pr.gov.br ou pelo telefone da unidade (41) 3270-3350.