Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
06/12/2017 14:29 | Autor: Editor

Produtores farão mobilização daqui a pouco em Guaíra contra demarcação indígena

Região se mobiliza e fará manifestação daqui a pouco em Guaíra, contra demarcação das terras indígenas.



Centenas de produtores rurais e autoridades da região – incluindo rondonenses - já se encontram em Guaíra, para a manifestação que começa daqui a pouco, contra a demarcação de terras indígenas.
A chegada de um caminhão carregado de madeira na aldeia Tekoha Y' Hovi, em Guaíra, instalou um clima de tensão na região.
O caminhão estava carregado com as madeiras enviadas pela Funai a aldeia, e causou uma reação imediata de ruralistas ligados à Organização Nacional de Garantia ao Direito de Propriedade - que promete se mobilizar nesta quarta-feira.
Segundo os ruralistas, a suspeitam é de que a madeira fosse usada para demarcação das terras indígenas.
A aldeia foi cercada pelos integrantes da Organização que impediram a entrada do caminhão na aldeia.; onde vivem 21 famílias indígenas.
O cacique, Ilson Soares, explicou que a madeira não é destinada a fazer demarcação de terras, e sim, construção de moradias.
Diante disso, segmentos ligados ao agronegócio se mobilizaram e a partir das 13 horas de hoje, em frente ao Banco do Brasil, em Guaíra, farão um protesto contra a demarcação de terras indígenas.
O presidente do Sindicato Rural, Silvanir Rosseto, destaca que toda a região confirmou participação na manifestação, incluindo caravanas de produtores rurais e autoridades do município de Mal Rondon..