Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
06/12/2017 10:30 | Autor: Editor

Vereador quer garantir preço mínimo do leite ao produtor rural

O vereador rondonense Adriano Cottica solicita à Câmara de Vereadores que encaminhe ofícios à bancada paranaense de deputados federais, aos senadores Álvaro Dias, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião, bem como ao Ministério da Agricultura.
O objetivo é cobrar para que sejam tomadas providências visando garantir o preço mínimo do litro de leite ao produtor rural.
Para Cottica, é preciso intervir para que a situação seja revertida com urgência, sob pena de milhares de produtores de leite abandonarem a produção por causa da inviabilidade do negócio.
Na região Oeste do Paraná, lembra ele, está um dos maiores polos produtivos do país, e muitos produtores de leite já suspenderam a produção porque o preço pago pelas empresas não faz frente às despesas geradas.
O vereador defende que é preciso a atuação dos representantes políticos e do próprio governo no sentido de enfrentar e resolver este problema, o que pode ser feito com a definição de um preço mínimo.
Em outro requerimento – assinado em conjunto com os vereadores Arion Nasihgil e Maria Amália Ritt Haab -, o vereador requer informações sobre o Pregão Presencial nº 149/2017, da Prefeitura, que versa sobre a aquisição de alimentos e bebidas para lanches a serem servidores em eventos oficiais, reuniões de grupos e demais ações das secretarias e suas unidades.
Os vereadores questionam, entre outros, qual a justificativa para se licitar referidos itens em sua quantidade; a base utilizada para a definição dos valores; se há previsão de utilização do total licitado; se já houve compras decorrentes deste certame e, em caso positivo, quantas, de quais valores e para quais finalidades; e qual o valor gasto pela administração municipal em 2016 com a compra de produtos similares aos licitados.
A resposta a ser encaminhada à Câmara de Vereadores deverá estar acompanhada de cópias da documentação comprobatória.
Já em indicação, Cottica pede à Prefeitura que limpe imediatamente a rotatória existente no anel viário e que dá acesso aos distritos de Margarida e São Roque, pois as ervas daninhas e a grama alta deixam o local com péssimo estado de apresentação.
Além da limpeza, o vereador Adriano Cottica propõe a pintura do meio-fio.