Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
04/12/2017 14:51 | Autor: Editor

Termina hoje o prazo de inscrições para PSS na educação paranaense

Termina hoje o prazo das inscrições para o PSS - o Processo de Seleção Simplificado - da Secretaria de Estado da Educação.


As vagas são divididas entre os 32 Núcleos de Educação

Serão contratados profissionais para trabalhar nas escolas da rede estadual de ensino no ano que vem.
As vagas são divididas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação, de acordo com a necessidade de cada regional.
Ao todo, são 11 mil vagas para assistente administrativo, inspetor e inspetoria de internato, técnico agrícola e técnico florestal e auxiliar de serviços gerais, como limpeza e merenda, manutenção, atendimento de aluno, motorista, tratorista e vigia.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.pss.pr.gov.br.
Por outro lado, as matrículas na rede estadual de ensino estão começando hoje e vão até a próxima sexta-feira.
Os pais ou responsáveis devem comparecer à instituição de ensino para onde os alunos foram direcionados e confirmar a matrícula do ano letivo de 2018.
Maiores de 18 anos podem fazer o próprio procedimento.
As datas são as mesmas para a educação básica na modalidade especial, tanto na rede estadual quanto em escolas parceiras.
São matriculados alunos que vão para o 6º ano do ensino fundamental, vindos das redes municipais de educação, bem como aqueles que começam o ensino médio.
Os documentos exigidos para a matrícula são: documento de identidade, fatura de luz de no máximo três meses atrás, histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de ensino de origem ou Guia de Transferência, além da Carta Matrícula, quando o aluno for direcionado por ela.
Após a conclusão das rematrículas e matrículas iniciais, fica aberto um período, entre o dia 18 e 22, para estudantes vindos da rede particular, de outros estados ou que estão mudando de cidade, solicitarem uma vaga.
Nos casos em que um aluno de escola estadual deseja se transferir para outro estabelecimento da rede, no mesmo município, é necessário aguardar até o dia dois de janeiro.
A partir desta data os pais ou responsáveis devem ir até a nova escola verificar a disponibilidade de vagas e realizar os procedimentos necessários para a nova matrícula.
Caso não haja vagas, eles podem preencher o Cadastro de Espera de Vagas Escolares e aguardar uma oportunidade.