Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
28/11/2017 14:28 | Autor: Editor

Emater e Embrapa iniciam ciclo de reuniões no Estado para fortalecer a sojicultura

A Emater e a Embrapa iniciaram ontem mais uma edição do Giro Técnico pelo Estado, que reúne profissionais da área agronômica e sojicultores para apresentar tecnologias de produção capazes de dar ainda maior competitividade à cultura da soja.



São 23 encontros com a participação de cerca de mil pessoas: o primeiro evento acontece em Doutor Camargo, no Norte Central, e depois em outros 22 municípios pelo Estado.
Os eventos de campo são a oportunidade de apresentar o resultado do trabalho em parceria com a Embrapa e outros 294 agricultores colaboradores.
Uma das práticas orientadas é o manejo integrado de pragas que permite ao agricultor diminuir em 50% o número de aplicações de inseticidas, o que pode gerar uma economia média de quatro sacas de soja por alqueire.
Pelos resultados da última safra, enquanto os sojicultores paranaenses fizeram, na média, de três a quatro aplicações durante todo o ciclo da cultura, os produtores assistidos pela Emater realizaram apenas duas pulverizações, também em média, sem comprometer a produtividade das plantações.
O coordenador estadual do projeto Grãos da Emater, engenheiro agrônomo Nelson Harger explica que para colocar em prática o manejo integrado de pragas na cultura da soja o produtor também não precisa gastar mais....