Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
20/11/2017 14:36 | Autor: Editor

Bancada paranaense prioriza a área da agricultura no orçamento da União

85 milhões de reais poderão ser destinados ao fomento agropecuário


A bancada do Paraná no Congresso Nacional resolveu priorizar a área da agricultura no orçamento da União para o exercício de 2018.
Das duas emendas impositivas apresentadas pela bancada paranaense à proposta de Lei Orçamentária Anual, a de maior valor é destinada ao fomento do setor agropecuário no estado com 85 milhões de reais.
A segunda emenda impositiva, no valor de 28 milhões, ficou reservada para a expansão de instituições federais no Paraná ligadas à educação profissional.
Embora o prazo para a apresentação de emendas já tenha terminado, a peça orçamentária para 2018 ainda está sendo analisada pelos parlamentares e a votação do texto deve ocorrer no máximo até o próximo dia 22 de dezembro.
No total, a bancada do Paraná apresentou 19 emendas, o equivalente a mais de 2 bilhões de reais, mas apenas o dinheiro para as chamadas “emendas impositivas”, ou seja, 113 milhões de reais, fica previamente reservado dentro do orçamento pois a União não garante a liberação das 17 outras emendas.
Dentro do grupo de 17, a maior parte, nove emendas, ou mais de 1 bilhão de reais, é destinada à infraestrutura, como reforma ou construção de rodovias no Paraná.
Há também 500 milhões para a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras e outros 100 milhões de reais para a recuperação de bacias hidrográficas, única emenda do Paraná vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.