Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
22/09/2017 17:16 | Autor: Editor
Fonte: Bem Paraná

Mar 'some' pela terceira vez no litoral paranaense. Entenda

Pela terceira vez em menos de dois meses os moradores e turistas que estão no litoral do Paraná se depararam com uma situação curiosa. É que o mar "sumiu", recuando por uma extensa faixa, o que acabou deixando até alguns barcos encalhados, como pode se ver na imagem acima.

O fenômeno já havia sido registrado no começo do mês, no dia 4 de setembro, quando muitos trapiches acabaram secos, atracadouros vazios e embarcações, encalhadas. Já em agosto, no dia 14, o fenômeno havia sido registrado, algo que não acontecia há décadas no estado.

Com o recuo do mar, muitos chegaram a sugerir o prenúncio de um tsunami, hipótese descartada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, o mar, de fato, costuma recuar quando da ocorrência de tsunamis. Contudo, nesses episódios o mar recua e em questões de minutos a onda avassaladora avança, o que não há possibilidade de acontecer por aqui. "Aqui no Brasil não temos esse risco. Teria de ter uma região favorável a ocorrência de terremoto e o Brasil não tem, porque isso ocorre na fronteira entre as placas tectônicas e estamos no meio de uma, então não tem risco nenhum."

Ainda segundo o especialista, o recuo do mar no litoral paranaense seria reflexo de fatores atmosféricos. "É em função do vente de determinada direção que está um pouco mais forte e persistente que o normal, contribuindo para a ocorrência do fenômeno. O que ocorre é que o vento é contrário à posição das ondas, o que favorece esse recuo do mar", finaliza.