Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
12/09/2017 17:37 | Autor: Maiko

Prefeito quer transformar UPA em Unidade Pública para atender só rondonenses

O prefeito de Mal Rondon, Marcio Rauber, vem encontrando dificuldades quanto a utilização da estrutura da UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Construída com recursos federais, a estrutura já está pronta, o imobiliário já foi adquirido, contudo, o problema maior é o dinheiro para custear a manutenção da estrutura.

A finalidade da UPA é atender além do município sede – Mal Rondon – também municípios próximos como Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Mercedes.

Nesse sentido, Marcio Rauber promoveu encontros com esses prefeitos para tratar sobre o repasse mensal que eles terão que fazer para auxiliar no custeio da UPA, uma vez que eles se beneficiarão da estrutura nos serviços de urgência e emergência.

Apenas o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, sinalizou positivo para auxiliar no custeio do órgão, enquanto Mercedes justificou que está lotado na UPA de Guaíra; enquanto os demais prefeitos se mostraram contrários a proposta.

Diante da negativa dos prefeitos, Marcio Rauber determinou a realização de um estudo para avaliar a possibilidade da estrutura não ser mais uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento e ficar à disposição da população microrregional; transformando ela em uma Unidade Municipal, transferindo o 24 Horas para aquele local.

Para que isso seja possível, autoridades rondonenses tentam uma audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para apresentar propostas referentes a utilização da estrutura, já que os prefeitos da região não querem auxiliar no custeio da Unidade, estimado mensalmente em 500 mil reais.

Dentre as condições que serão propostas ao governo federal, uma delas é da possibilidade do município utilizar a estrutura para ser uma Unidade Municipal de Atendimento – a Unidade de Saúde 24 Horas, uma vez que somente o governo rondonense irá bancar com a manutenção da estrutura, e diante disso, o prefeito Marcio diz que é errado o município custear 100% da estrutura para ser utilizada por outros municípios.

A reunião com o Ministro deverá acontecer possivelmente no próximo dia 18 deste mês.
A Secretaria Municipal de Saúde também adianta que será feita audiência publica com a população, para expor a real situação e deveres da UPA de Mal Rondon, e da ideia de transformar em órgão publico rondonense.

O prefeito Marcio Rauber fala da ideia em transformar a UPA em órgão municipal, para atender exclusivamente a população rondonense............gravação.................