Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
09/02/2017 10:37 | Autor: Editor

Colheita da safra de verão 16/17 segue em ritmo acelerado na área de ação da Copagril

Foto:Ilustração
As boas condições climáticas dos últimos dias favoreceram que os agricultores realizem a colheita da safra de verão 2017, por isso, durante esta semana as colheitas nas áreas de ação da Copagril estão aceleradas.
Segundo o engenheiro agrônomo da Unidade Copagril de Marechal Cândido Rondon, Edimar Oswald, existe uma amplitude de produtividade muito grande na região Oeste paranaense.
Ele explique que teve produtores com mais de 200 sacas de produtividade por alqueire e teve também áreas com pouco mais de 50 sacas por alqueire onde diversos fatores influenciam nesta variação de produtividade, principalmente o período mais longo entre um chuva e outra em algumas regiões acompanhado de altas temperaturas.
Segundo o profissional, alguns cuidados devem ser realizados na implantação das culturas que influenciam diretamente no resultado final da produtividade e dentre os fatores estão o manejo correto do solo em especial sobre a matéria orgânica, a correção e a compactação do solo além do correto posicionamento das cultivarem no que diz respeito a época de plantio.
Assim como a colheita avança o plantio no milho segunda safra acompanha, nessa hora é fundamental seguir algumas recomendações para que o produtor possa obter o máximo potencial da cultura.
Edimar Sowald da Copagril recomenda que o produtor plante com boa umidade do solo; lavoura no limpo, evitando plantas daninhas remanescentes da cultura da soja, pois ali ficam as pragas em especial os percevejo dificultando o seu controle.
Ele também destaca importante plantar na velocidade de 5 km/h, pois quando o plantio é realizado muito rápido causa uma desuniformidade na distribuição das sementes e na linha de plantio, afetando diretamente no arranjo das plantas na área, reduzindo assim o potencial produtivo do híbrido.